5 de outubro de 2008

Falemos de Humor

Há muita coisa que se faz em Portugal, que me faz rir. Não, não estou a falar do governo nem da judiciaria, para esse peditório eu não dou. Falo, isso sim, dos programas feitos para esse efeito, para nos fazerem rir. Em Portugal, embora sejamos um país pequeno onde não há espaço para muita coisa, há bons comediantes, há boas ideias! Claro que, por ser um País pequeno, as ideias dos humoristas, muitas vezes convergem, e correm o risco de, ao repetirem a mesma piada, acabem por saturar o público. No entanto, admito que, se os intervenientes forem bons - como na generalidade dos casos - a coisa consegue-se e é possível que saía sempre uma gargalhada.

Coisas que me fazem rir em Portugal, falemos de nomes.
Os Malucos do Riso. Não, não me fazem rir. É um bom exemplo daquilo que me pode saturar, mas lá estão eles, de pedra e cal, a aguentarem os shares do horário nobre...há coisas que não se entendem, não vale a pena tentar explicar.
Agora a sério, destaco, no momento actual, quatro ícones que alimentam o meu sentido de humor, são eles as Vip Manicure, o Herman José (seja em que registo for, não me cansa), os Gatos Fedorentos, e os Contemporâneos.

O programa Vip Manicure para mim, equipara-se a um prémio que eu tenha recebido. Assim, do nada, aparece-me algo delicioso que me faz soltar gargalhadas bem altas, durante meia hora por semana. Meus amigos, sempre fui fã dos bonecos da Maria Rueff, as imitações que ela faz, os gestos, as caras, tudo me faz rir! Por outro lado, a Ana Bola, além de bons bonecos, tem o dom da escrita, e o que ela me faz rir com o que escreve, as ideias que vai buscar, a criatividade, tudo isso junto faz-me estar todas as segundas feiras às 21h colada à televisão, na primeira fila. Elejo este como o melhor programa conseguido na televisão, neste momento.

No Passado, conseguiram-se igualmente obras de arte dentro da comédia.
A Gisela do Masterplan por exemplo, fez-me rir. Oh se fez. Mas não é dela que falo, mas sim do belíssimo programa - que agora está a repetir na RTP Memória - Nico D'Obra. Ver a a Ana Zanatti, a dizer coisas como "Oh melher, tu na me digas nada", leva-me às lágrimas, tal como a capacidade de improvisação do Senhor Nicolau Breyner e Fernando Mendes que não param um momento para a pessoa respirar, e claro a inigualável Rosa Do Canto. Deixo-vos com o genério para vos avivar a memória.



Há muita coisa boa no nosso País, podem crer que há!

1 comentário:

*alma de poderosa* disse...

oh tanta coisinha linda k nos fz rir..
gst tb mt dos contemporaneos..gst menos dos gato..o formato esta um cadito gasto..mas têm a sua piada..
gstava mt d nicó d´obra, do reformado e mal pago, da mulher do sr ministro, do programa da maria..e tutti tutti tutti..ele ha coisas boas sim sr!yupiiii