12 de fevereiro de 2009

O Sol.

Parece que o Sol voltou. Brilha lá fora com a arrogância habitual que lhe é característica. É deixa-lo.

O Sol, esse Sol que é o mesmo para todos, que nos aquece a todos. Às vezes acho que as pessoas vivem em mundos diferentes, cada um no seu. Sim, com certeza que eu, no meu interior, tenho o meu Mundo que só a mim diz respeito, mas no fundo, o Mundo onde o Sol me aquece, é igual aos dos outros. É o dos outros. Se assim é, porquê que quando está Sol, há pessoas que não o conseguem ver?

A vida é difícil, e estamos sempre a tentarmo-nos proteger dela. Protegemo-nos do Sol, da Chuva, da dor, da doença, do desrespeito, da ignorância, da intolerância. Protegemo-nos quase sempre quando não nos afecta. Quase nunca olhamos a miséria à nossa volta. Raras vezes paramos para ajudar quem precisa. É mais fácil não ver, não saber. A nossa miserável vida muitas vezes é o suficiente. É a tal questão "já basta o que basta". A verdade é que o que basta é quase sempre pouco comparado com o resto. O que basta está dentro da bolha que criamos à nossa volta. Eu sempre me protegi de muitas coisas, as desgraças que aconteceram à minha volta, fui sempre tentando fechar os olhos para as não ver. Acabei sempre por, de uma maneira ou de outra, as ver. Estão lá.
Não nos queremos incomodar. Queremos nos incomodar com o menos possível. Tudo aquilo que não nos afecta, não nos diz respeito. A questão é que, no fundo, tudo o que acontece nos afecta. Ou não viemos todos ao Mundo pelo mesmo? Vamos nos incomodar. Vamos tentar mudar alguma coisa, por mais pequena que seja.

O Sol quando brilha devia ser para todos. Se não é, algo está mal.

1 comentário:

_Purple Wings_ disse...

O teu post quase que vai de encontro com o meu... a estupidez humana... é a verdade verdadinha.... "baste a quem basta o que lhe basta, o bastante para lhe bastar" ja dizia o nosso fernandinho...

e por falar em sol... ontem fui à praia...nuam de ir passear ao sol cheia de cachecois e tal, porque tamos em fevereiro, inverno,frio...mas mal chego à praia vejo uma carrada d velhotes em pelota ao sol, ja a ficarem com grandes bronzes, e eu pensei "hmmm...tá aqui qualquer coisa de estranho..." e estava de facto...era eu e as minhas duas camisolas de gola alta mais o cachecol...mal me sentei na praia começa-me a dar os calores, eis que fico toda suada, puxo a camisola p cima para a barriga apanhar ar e só te digo que ao fim de 10 minutos ja estava a escaldar... UI! MEDO!!!