24 de março de 2009

Pessoas do Metro, Obrigada!

Ainda não partilhei, nem aqui nem em lado nenhum, a última história interessante do Metro. Ora aqui vai.

Quem anda de metro sabe que é regra primeiro deixar-se as pessoas sair, e depois sim entra-se. Mas sabem quando as carruagem estão cheias e as pessoas a sair de lá são no mínimo mil? Quando parece que existe um buraco do outro lado da carruagem, porque não é possível sair tanta gente daquele espaço. Sabem? Então no outro dia estava eu pronta para entrar na carruagem, as portas abrem-se e vai de começar a sair gente. E sai, sai, sai, sai, sai, sai..... Quando toda a gente saiu, e nós pessoas do lado de fora, íamos começar a entrar, eis que as portas apitam, e fecham mesmo.

O movimento que aconteceu a seguir, meus amigos, é difícil explicar por palavras. Então, um indivíduo (ou dois) agarraram as portas com toda a força do mundo, impedindo-as de fechar e diziam às pessoas para entrarem, e elas abaixavam-se, encolhiam-se e entravam, e eles sempre a segurarem as portas, elas fechavam-se mais um bocadinho e eles chamavam a si a força de super-heróis e abriam. Tudo isto para quê? Para se ajudarem mutuamente. Aquilo que senti foi que estávamos todos juntos naquele "barco". Era um por todos e todos por um.

Eu por acaso deixei-me ficar do lado de fora, não por ser uma mal agradecida, apenas porque entre ficar trancada numa porta e esperar mais cinco minutos pelo próximo metro, eu vou na segunda opção. É uma questão de prioridades apenas. Mas não é por isso que me deixo de sentir orgulhosa daquelas pessoas. Aquelas pessoas que são capazes de partir um braço só para que outras possam chegar a casa a horas decentes. Aqueles pessoas que têm espírito de equipe e juntas lutam contra qualquer porta que se queira fechar. Aquelas pessoas sim. Mas só daquela carruagem, porque as outras estavam-se marimbando, já tinham entrado e não queriam saber de nós, os abandonados. Os mal tratados.

Se um dia eu fosse à guerra, eu gostava de ir com aquelas pessoas daquela carruagem. Eu gostava aliás, que aquelas pessoas andassem sempre comigo, lado a lado. Com certeza iria-me sentir muito mais protegida. Super-heróis. Não esquecerei aquelas pessoas.

Pessoas daquela carruagem, se me estiverem a ler, um grande bem haja e continuação sim? É de pessoas assim que o País precisa. Pessoas que saibam segurar uma porta! Ipe Ipe Hurra!

2 comentários:

_Purple Wings_ disse...

Quase que me atrevo a dizer que tenho saudades de andar de metro todos os dias... quase... existem milhares de episodios engraçados e outros menos engraçados todos os dias. deparamo-nos com atitudes de solidariedade e outras nao tao solidárias... gosto também especialemnte destas pessoas que gostam de ajudar as outras, são os super herois dos dias de hoje e nós so temos que agradecer por eles existirem, não só por abrirem protas de metro a abarrotar, mas por todas as milhentas coisas que fazem todos os dias, por mais pequeno que seja o gesto. Porque afinal, se todos nos fizessemos um pequeno gesto todos os dias isto seria muito melhor. É ou nao é?

***_***_***_***

Ana disse...

Pois é...grandes aventuras que se passam no metro!! :)
Também vou tendo algumas, mas infelizmente, nesse sitio, nunca assisti a nenhum gesto de solidariedade!