16 de março de 2009

Os animais....


Já quis ser Psicóloga de Animais (se é que essa profissão chega a existir). Quis entender o que se passava na mente dos animais. O que pensavam, se pensavam... Se tinham estados de felicidade, de tristeza. Porque eu acho que sim. Que os animais às vezes estão extremamente felizes e outras vezes deprimidos. E eu gostava de entender o porquê. E se estão deprimidos, o que podemos fazer para deixarem de estar? Porque às vezes nós estamos tristes e os animais sabem o que fazer para nos animar.

Sempre tive cuidado para que os animais não tivessem ciumes de outros, ou de pessoas. E quando por exemplo, uma caniche que faz parte da minha vida, é tosciada eu faço-lhe muitos elogios para ela se sentir bonita. E o meu primeiro gato, de cada vez que lhe batia, porque ele se portava mal, ia logo de seguida dar muitos beijinhos porque não queria que ele ficasse triste ou chateado comigo.

Até há pouco tempo eu gostava muito de pessoas. Pessoas no seu geral. Mas nunca quis com muita força ser Psicóloga de Pessoas. Porque no fundo, aquilo que há para compreender nas pessoas, não é assim tão misterioso. As pessoas, além de todo o bom que têm, são egoístas, más, ingratas e fracas. Aquilo que há para entender nas pessoas são as suas razões. Razões que mudam de pessoa para pessoa. E talvez por isso nunca sejam compreensíveis. E eu talvez tenha desistido de tentar entender as pessoas. Os animais, esses, ainda têm muito para nos ensinar e surpreender. Talvez até me desiludisse, mas durante algum tempo seria uma novidade.

E poderia entender finalmente, se são felizes com a vida que têm. Se foi aquela a vida que escolheram. É nisso que penso muitas vezes.

Este amável gato apanhado nesta magnífica fotografia tirada e gentilmente oferecida pelo Ben, mais conhecido por estas bandas como I'm a Saint, estaria a pensar em quê? Será que era ali que ele queria estar? Eu não sei. Mas ao olhar para ele lembrei-me de tudo isto.

8 comentários:

Ben_santos disse...

Fico muito contente por postares a foto que te ofereci! Os animais já conseguem comunicar connosco de certa forma, mas ainda há muito por descobrir. Quanto às pessoas... é como dizes: "as pessoas que realmente interessam na nossa vida contam-se pelos dedos das mãos e desde que essas pessoas não nos desiludam tudo se supera". Ainda há pessoas que valem a pena.

perdida disse...

Pois há meu caro amigo, pois há! (e por estas bandas há muitas hehe)

E o que eu gostei que me tivesses oferecido a foto? Um gesto tão simples mas com tanto significado..e sabes o que eu gosto de conversar ctgo sobre tudo, e nada? Para lá de muito. Te garanto. ****

perdida disse...

E vamos ao Zoo =D tou tão feliz.... hehehe

Ben_santos disse...

Vamos sim senhor! Vou levar a máquina e tiramos fotos a todos os animais! As nossas conversas são as melhores!

Teleférico!

*alma de poderosa* disse...

Os animais são seres magnificos e nós teriamos tanto a aprender com eles se não fossemos tão armados em superiores!
O que eu gst dos animais..=)
Ah e espero k eu seja uma das pessoas que valha a pena p si..pk vc e sem duvida uma das minhas best´s!
I like u*

_Purple Wings_ disse...

Eu bem que já tinha dito que também gosto mais de animais do que pessoas! porque nao sao falsos! porque ou gostam ou nao gostam!ou querem ou nao querem!n há meios termos. e melhor do que isso é mesmo a minha Pituxa que é muito interesseira porque gosta muito de colinho da dona e de eu lhe dar a lamber a minha caneca do leite e etc, etc, etc...

E fiquei muito chateada porque tmb quero uma foto que tirei a um gato quase meu, aqui publicada...acho que ja te contei a historia dele...e acho q te dei a foto tambem...mas tu és assim!! nao gostas d mim!!!

*******************

perdida disse...

Purple,

tu realmente não podes ver nada...raça da miuda!!!! Já me contaste a história sim, e tenho lá duas fotos do dito gatinho! Tá descansada que terá aqui um lugar de destaque! Te garanto! Ciumenta pá! lolol =P*

Oh Saint,

isso do teleférico temos de conversar com cuidado! lol

perdida disse...

Outra coisa, oh Purple,

acho indecente eu ter fotos da Pituxa e nem sequer a conhecer. Vou pensar se vou dar destaque ao gato ou não, afinal. Tou arreliada agora! Tenho dito!

=P